Berinjela e seus benefícios .

Berinjela

As Cápsulas de berinjela são uma maneira prática de se obter os benefícios que a Berinjela pode proporcionar.

Você pode achar as cápsulas de berinjela na loja virtual da Cápsula & Cia em https://capsulaecia.com.br/produto/berinjela-em-capsulas/

A berinjela é um legume cheio de benefícios, com muitos nutrientes e poucas calorias. Seus parentes próximos são tomate e batata.

Ela pode ser consumida refogada, assada, à milanesa, ensopada, recheada, em conserva, com molho branco, em saladas, massas e até em omeletes.

Além de ser uma boa aliada da dieta, pois promove saciedade por muito mais tempo, a berinjela é ideal para preparos vegetarianos.

Tem baixo valor glicêmico, perfeita para diabéticos.

E mais, melhora o fluxo no trato intestinal e impede a oxidação das células, ajudando na prevenção do câncer.

Cada 100g de berinjela tem cerca de 20 calorias, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas A e B5.

Vídeo do Dr. Dayan Siebra sobre a Berinjela com receita de água de Berinjela com Limão.

Outros benefícios

E suas qualidades e benefícios continuam, a berinjela também é muito rica em outras vitaminas como a vitamina C, que normaliza a composição do sangue e acelera o metabolismo no corpo.

Do mesmo modo é rica em vitamina B, indispensável no funcionamento do sistema nervoso, células do cérebro e melhora da memória.

Grande quantidade de vitamina B2 também é encontrada na berinjela que ajuda no funcionamento dos órgãos visuais, normaliza a síntese de hemoglobina e também a composição do sangue.

Já a vitamina PP é responsável por reduzir o nível de colesterol e estimular a regeneração das células, promove a cicatrização de feridas, úlceras e outros danos à pele, e ainda fortalece o sistema imunológico.

Para quem quer deixar de fumar, comer berinjela ou consumir suas cápsulas ajuda no processo de eliminação do vício.

Isso acontece por conta da vitamina PP ou ácido nicotínico encontrado em grande quantidade no fruto.

Utilizar suas cápsulas ou comer esse vegetal colabora para restabelecer processos metabólicos do corpo, devido ao alto teor de potássio, o que leva a uma melhora notável nas funções do sistema cardiovascular.

Portanto, a berinjela também é indicada para varizes das pernas.

Pode ser associada à castanha da índia no caso de circulação das pernas.

Origem

Seu cultivo existe há cerca de 4 mil anos, sendo originária do oriente.

A planta foi descoberta pela primeira vez na Índia. Depois foi cultivada ativamente em países asiáticos. Ela se espalhou graças aos árabes que trouxeram a berinjela à África e ao Mediterrâneo Europeu. No Brasil, foi introduzida pelos portugueses no século XVI.

Consumo

Por ser um legume delicado, a berinjela amassa com facilidade. Portando, deve ser escolhida com cuidado, sem apertar. Na hora de comprar, preste atenção se não há muito machucados ou furos. Além disso, a casca precisa estar brilhante e possuir cor uniforme sem manchas.

Para saber se as berinjelas estão maduras, faça uma ligeira pressão com os dedos sobre o legume. Se os dedos deixarem marcas, estão prontas para o consumo. Caso contrário, ainda não alcançaram o amadurecimento.

Já para conservar a berinjela, basta manter na geladeira. Ela dura em torno de duas semanas. Em temperatura ambiente, no máximo, dois dias. Se preferir, pode congelar. Dessa forma, ela dura por até 8 meses.

Agora estudaremos a planta mais a fundo. Passando por diversos tópicos.

Nome científico: Solanum melongena L.

Sinonímia Científica: Solanum esculentum Dunal, Solanum melongena var. depressum L., Solanum melongena var. esculentum (Dunal) Nees, Solanum melongena var. serpentinum L.

Nome popular: Bringela, berengena, tongú, berinjela e beringela.

Família: Solanaceae.

Parte Utilizada: Fruto.

Composição Química: Carboidratos, proteínas, lipídeos, sais minerais: potássio, fósforo, cloro, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, ferro. Aminoácidos, Saponinas, cinarina, ácido clorogênico, vitaminas: A, B1, B2, niacina, ácido ascórbico, compostos fenólicos, flavonoides, glicoalcalóides, e fibras.

A berinjela (Solanum melongena L.) é uma planta da família Solanaceae, originária da Índia e introduzida no Brasil no século XVI. A planta apresenta porte arbustivo, caule semilenhoso, podendo alcançar até um metro de altura, com folhas alternas, ovadas, angulosas e de cor esbranquiçada, sendo pilosa na epiderme inferior. Suas flores violáceas podem apresentar manchas amareladas. Fornece fruto ovóide e oblongo, com epicarpo de coloração vinho escura intensamente brilhante, muito apreciado na culinária e comestível em diferentes culturas e formas de preparo.

Indicações e Ação Farmacológica:

Esta indicada como Hipocolesterolêmico, diurético, colagogo, antioxidante, hipoglicemiante, bem como coadjuvante nas dietas de emagrecimento.

A redução do colesterol plasmático ocorre por inibição na absorção do colesterol, por ligação de algum componente da berinjela com sais biliares essenciais na absorção intestinal do colesterol e devido à presença da niacina. Assim a redução do colesterol tecidual esta relacionada à ação antioxidante e a diminuição do colesterol plasmático, a redução da peroxidação lipídica das LDL nativa, oxidadas e da parede arterial provoca uma significativa proteção sobre o endotélio vascular. Os flavonóides extraídos da berinjela atuam como potente antioxidante por diminuírem os níveis das hidroxiperoxidases. O alto teor de fibra presente na berinjela forma um gel no lúmen intestinal, enfim modificando a estrutura da mucosa do intestino e aumentando a produção de mucina, que atua com barreira para a absorção de glicose auxiliando no controle do diabetes e do peso corpóreo.

Toxicidade/Contraindicações:

Sem toxicidade nas doses recomendadas.

A Berinjela por conter saponina, que é uma substância que age direto na quebra das moléculas de gordura presentes em nosso sangue, inegavelmente auxilia no controle do colesterol.

Riquíssima em fibras, podem ajudar na redução do apetite, pois quando é consumida junto com algum líquido há um aumento do tamanho no trato gastro intestinal fazendo com que a sensação de saciedade permaneça por mais tempo.

Além disso, as cápsulas feitas de Berinjela atuam no funcionamento do intestino e ainda possuem um efeito antioxidante.

Por serem ricas em fenólicos inegavelmente reduzem a ação dos radicais livres que atacam as células.

A Berinjela é uma leguminosa rica em minerais bem como vitaminas e princípios ativos, muito importante para nossa saúde.

Originária da Índia tem tido foco nos estudos científicos quanto a sua eficácia e benefícios para a saúde, bem como, sua toxidade.

Dentre os benefícios que esta planta pode nos oferecer, primeiramente um de maior valor é a redução dos níveis de colesterol, problema muito comum, talvez, devido ao modo de vida corrida, sedentária, adicionado a maus hábitos alimentares praticados atualmente.

Alguns pesquisadores enfim acreditam que alcaloides presentes na leguminosa são capazes de trazer este benefício quando consumida.

Principalmente quando utilizado o seu extrato seco em cápsulas ou farinhas.

Mas os benefícios da planta não se reduzem só a redução do colesterol alto.

Conheça assim um pouco sobre as melhorias que este nobre vegetal pode promover em nosso organismo.

Cápsulas de berinjela ajuda a reduzir os níveis de glicose 

Esse benefício do mesmo modo é muito importante para os diabéticos e pré-diabéticos, auxiliando na normalização dos níveis de insulina em pessoas com estas condições.

Cápsulas de berinjela reduz os níveis de triglicérides 

Auxilia em suma na redução da absorção de gorduras carboidratos em nosso organismo.

Ação diurética 

Benefício este que pode tanto auxiliar pessoas com problemas cardiovasculares, bem como com má circulação, pode auxiliar a controlar a pressão arterial e por eliminar líquidos, também ajuda a desinchar.

Cápsulas de berinjela melhora o intestino.

Melhora o funcionamento do intestino – Por conter elevada quantidade de fibras e água, a Berinjela é em síntese, forte aliada para o bom funcionamento do intestino, melhorando diversos outros aspectos da nossa saúde.

Cápsulas de berinjela diminui os níveis de ácido úrico 

Desta maneira evita dores nas articulações bem como o mau funcionamento do fígado causado pela elevação do ácido úrico.

Dá sensação de saciedade – Por ter muitas fibras insolúveis a berinjela é capaz de enganar a fome, dando sensação de saciedade assim ajudando desta maneira em dietas e no emagrecimento.

Diminui a pressão sanguínea – Do mesmo modo auxilia pessoas que tenham hipertensão ajudando sua normalização.

Melhora o sistema digestivo – Atua em suma tanto no fígado como no estômago.

Alivia as dores do reumatismo e artrite – Apenas reduz as dores, mas não pode ser utilizada como um substituto de outros remédios prescritos para o tratamento dessas doenças.

DICA: associe o consumo da berinjela com alguma fruta cítrica bem como com outro alimento com função antioxidante.

MAIS INFORMAÇÕES

A Berinjela é indicada na hipercolesterolemia, na arteriosclerose, nas disquinéias hepatobiliares bem como coadjuvante nas dietas de emagrecimento. A Berinjela então apresenta ação hipocolesterolemiante, antateromatosa, diurética e colagoga.

Um estudo realizado na UNICAMP enfim avaliou o efeito da Berinjela sobre os lipídeos plasmáticos, o colesterol residual, a peroxidação lipídica das LDL nativas, oxidadas e da parede arterial e o relaxamento dependente do endotélio, em coelhos hipercolesterolêmicos. O resultado mostrou que a Berinjela administrada a coelhos hipercolesterolêmicos reduziu significativamente o peso corpóreo, o colesterol total, as LDL plasmáticas, os triglicerídeos, o colesterol tecidual, a peroxidação lipídica das LDL nativas, oxidadas e da parede arterial, assim como aumenta o relaxamento do endotélio. As contra indicações não são conhecidas por ser um produto de origem natural, mas pessoas com doenças crônicas, com problemas alérgicos, com distúrbios de aumento de colesterol, mulheres grávidas ou amamentando, diabetes, crianças, devem sempre consultar um profissional antes do uso.

Oferta!
Oferta!
Oferta!

Gerenciamento do peso

Quitobesin em cápsulas

R$52,00 R$50,00
Oferta!

Gerenciamento do peso

Psyllium em cápsulas.

R$38,00 R$35,00
Oferta!

Gerenciamento do peso

Chá Verde em cápsulas

R$35,00 R$30,00
Oferta!

Gerenciamento do peso

Levedo de cerveja em cápsulas

R$28,00 R$25,00
Oferta!

Gerenciamento do peso

Cápsulas de Agar Agar (Reduzin)

R$45,00 R$40,00
Oferta!
Oferta!

Gerenciamento do peso

Lipogen em Cápsulas

R$40,00 R$35,00
Oferta!

Nossos Produtos

Cramberry em Cápsulas.

R$40,00 R$35,00
Oferta!

Gerenciamento do peso

Lipomagre em Cápsulas

R$40,00 R$35,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Contato via whatsApp
Olá, podemos ajudar?